Não é surpresa que o WhatsApp, para manter sua posição como o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, tenha adotado funções inspiradas em seu concorrente, o Telegram.
Nessa batalha, onde nada se cria e tudo se copia, parece ser uma estratégia de empresas que não possuem a capacidade criativa de apresentar novidades. No jogo de xadrez quando seu adversário é superior muitas vezes é utilizado a tática de copiar as jogadas do oponente para se manter estável no jogo.
O Telegram, pela primeira vez como
tática de guerra, adotou a mesma estratégia da Meta, empresa controladora do
Whatsapp e lançou, em seu aniversário, o Stories, uma função muito aguardada
pelos usuários do azulzinho.
Em contrapartida, o WhatsApp adotou a estratégia de copiar a
função mais popular do Telegram: os “CANAIS” que são espaços para transmissão
pública de mensagens para grandes públicos. Apenas os administradores
podem enviar mensagens nos canais, e os conteúdos são assinados com o nome do
canal e não o pessoal. Os canais podem ter um número ilimitado de inscritos.
Os canais tornaram o Telegram popular devido à distribuição gratuita de conteúdos de grande valor pelo aplicativo de mensagens.
É possível
encontrar canais de medicina e enfermagem que distribuem livros didáticos
gratuitamente aos inscritos, o que seria muito difícil de encontrar por meio de
pesquisas no Google. É possível encontrar canais dedicados a filmes, séries,
livros e cursos.
O WhatsApp, com seus um bilhão de usuários em comparação com
os 500 milhões do Telegram, está prestes a apresentar essa grande novidade.
Para os profissionais de marketing digital, essa é uma excelente notícia, pois
eles vão migrar todos os conteúdos do Telegram para o WhatsApp em busca de mais
usuários. Em países como Colômbia e Singapura, essa função já está em pleno
funcionamento e chegará em breve no Brasil.
Canais oficiais, como a BBC News Brasil,
entre outros, já migraram para o WhatsApp.
Cópias Malfeitas
Uns dos grande problemas do WhatsApp são as cópias malfeitas
como gifs, apagar mensagens que deixa rastros, Stickers e WhatsApp Web.
Sabemos que quando um novo inscrito entra em qualquer canal
do Telegram, automaticamente ele tem acesso aos arquivos anteriores. Isso o
WhatsApp não mostrou eficiência, uma vez que isso não ocorre nos grupos e
transmissão do mensageiro.
Monetização no Telegram
A estratégia principal para evitar que os administradores
dos canais do Telegram migrem para o concorrente é a monetização dos canais,
uma vez que a empresa gera receita com a venda de bots, adesivos, anúncios e
assinaturas premium. Essa proposta já está sendo estudada pelo mensageiro.
Perder uma batalha não significa perder uma guerra
Conhecemos o poder criativo do Telegram em comparação ao
WhatsApp. Essa diferença é muito significativa, pois tem o potencial de minar o
concorrente a longo prazo. O WhatsApp também está ciente dos riscos que está
assumindo com essa cópia, o que pode se tornar um tiro no pé. Meus amigos,
apenas o futuro dirá. Deixe seu comentário à respeito do assunto e um forte
abraço.
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