sábado, 23 de setembro de 2023

Whatsapp Dá Xeque no Telegram Com Essa Novidade

 Não é surpresa que o WhatsApp, para manter sua posição como o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, tenha adotado funções inspiradas em seu concorrente, o Telegram.




Nessa batalha, onde nada se cria e tudo se copia, parece ser uma estratégia de empresas que não possuem a capacidade criativa de apresentar novidades. No jogo de xadrez quando seu adversário é superior muitas vezes é utilizado a tática de copiar as jogadas do oponente para se manter estável no jogo.  

O Telegram, pela primeira vez como tática de guerra, adotou a mesma estratégia da Meta, empresa controladora do Whatsapp e lançou, em seu aniversário, o Stories, uma função muito aguardada pelos usuários do azulzinho.

Em contrapartida, o WhatsApp adotou a estratégia de copiar a função mais popular do Telegram: os “CANAIS” que são espaços para transmissão pública de mensagens para grandes públicos. Apenas os administradores podem enviar mensagens nos canais, e os conteúdos são assinados com o nome do canal e não o pessoal. Os canais podem ter um número ilimitado de inscritos.

Os canais tornaram o Telegram popular devido à distribuição gratuita de conteúdos de grande valor pelo aplicativo de mensagens. 

É possível encontrar canais de medicina e enfermagem que distribuem livros didáticos gratuitamente aos inscritos, o que seria muito difícil de encontrar por meio de pesquisas no Google. É possível encontrar canais dedicados a filmes, séries, livros e cursos.

O WhatsApp, com seus um bilhão de usuários em comparação com os 500 milhões do Telegram, está prestes a apresentar essa grande novidade. Para os profissionais de marketing digital, essa é uma excelente notícia, pois eles vão migrar todos os conteúdos do Telegram para o WhatsApp em busca de mais usuários. Em países como Colômbia e Singapura, essa função já está em pleno funcionamento e chegará em breve no Brasil.

Canais oficiais, como a BBC News Brasil, entre outros, já migraram para o WhatsApp.


Cópias Malfeitas

Uns dos grande problemas do WhatsApp são as cópias malfeitas como gifs, apagar mensagens que deixa rastros, Stickers e WhatsApp Web.

Sabemos que quando um novo inscrito entra em qualquer canal do Telegram, automaticamente ele tem acesso aos arquivos anteriores. Isso o WhatsApp não mostrou eficiência, uma vez que isso não ocorre nos grupos e transmissão do mensageiro.


Monetização no Telegram


A estratégia principal para evitar que os administradores dos canais do Telegram migrem para o concorrente é a monetização dos canais, uma vez que a empresa gera receita com a venda de bots, adesivos, anúncios e assinaturas premium. Essa proposta já está sendo estudada pelo mensageiro.


Perder uma batalha não significa perder uma guerra


Conhecemos o poder criativo do Telegram em comparação ao WhatsApp. Essa diferença é muito significativa, pois tem o potencial de minar o concorrente a longo prazo. O WhatsApp também está ciente dos riscos que está assumindo com essa cópia, o que pode se tornar um tiro no pé. Meus amigos, apenas o futuro dirá. Deixe seu comentário à respeito do assunto e um forte abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário